Coordenador : Thereza Christina Lopes Coutinho
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES RENOVADAS
Protocolo: 388695.2199.211569.17012023
Departamento/Setor: MOC
Área Temática : Saúde
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Bebês com anquiloglossia diagnosticados com necessidade cirúrgica por equipe multidisciplinar.
Local de atuação: Clínica 7 da FO-UFF no campus de Valonguinho – Niterói – RJ
Objetivo
Geral:
Atender a demanda de bebês que são diagnosticados com a necessidade cirúrgica pelo teste da linguinha que compareçam nas Clínicas de Odontopediatria que apresentem necessidade cirúrgica para correção da anquiloglossia. Específicos:
Realizar cirurgia de frenotomia lingual utilizando as técnicas cirúrgicas mais indicadas a cada caso, bem como acompanhar o paciente de forma mensal durante no mínimo 6 meses após a realização da cirurgia, afim de avaliar a melhoria dos aspectos relacionados ao tratamento executado.
Resumo
A cavidade oral apresenta uma estrutura anatômica formada por fina prega de membrana mucosa, o freio lingual. Durante seu desenvolvimento, podem ocorrer anomalias, como a anquiloglossia. Uma das consequências com grande relevância clinica relacionada à mesma é a necessidade de adaptação à amamentação, podendo interferir negativamente, levando sua interrupção nas primeiras semanas de vida. A preocupação em incentivar o aleitamento natural (AN) e atuar nos fatores que possam interferir esse processo é de extrema importância e vem sendo objeto de várias campanhas e pesquisas, tendo em vista seu impacto sobre a redução da mortalidade infantil e prevenção de doenças crônicas. No Brasil, o Ministério da Saúde incentiva o AN exclusivo até os seis meses de vida. Neste contexto, a Lei/no. 13.002, obriga a realização do protocolo de avaliação do freio da língua em bebês, em todos os hospitais e maternidades do Brasil, tendo sido elaborado um Parecer Técnico Científico que recomendou a identificação precoce da anquiloglossia em recém-nascidos indicando a cirurgia nos casos graves e quando se identificar problemas de amamentação, ressaltando que o procedimento cirúrgico deveria ser realizado por médico ou dentista. Sua correção precoce deve ser realizada, pois a manutenção desta condição pode levar à interrupção do AN, impedimentos da fala e constrangimentos na infância e adolescência, dificultando a vida em sociedade. O objetivo deste projeto é atender a demanda de bebês diagnosticados pelo teste da linguinha que compareçam nas Clínicas de Odontopediatria da UFF, apresentando necessidade cirúrgica, após avaliação multidisciplinar, evitando assim, o estabelecimento de problemas futuros.